Placas de Drywall
Placa de drywall
Técnica construtiva muito utilizada nos Estados Unidos, o drywall vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Diferente do que já se está habituado, esse método funciona como uma construção a seco com um pré-molde formado pelas placas de drywall.
Montada a partir de aço e gesso, a placa de drywall é peça chave para quem busca a mudança de um ambiente sem quebrar paredes e causar muita sujeira. Além disso, esse método é mais econômico e rápido do que os tradicionais, como os de alvenaria.
Tudo que você precisa saber sobre drywall
Presente no mercado brasileiro há mais de 20 anos, o drywall dispensa qualquer material tradicional quando o assunto é construção. Com isso, além das vantagens de dividir ambientes, promover isolamento acústico, embutir iluminação e, até mesmo, planejar móveis, o método pode reduzir em até 60% o custo de uma reforma.
Querido pelos arquitetos, o drywall é ótimo para ser usado em ambientes em que serão inseridas aplicações de cerâmica, pastilha ou madeira. No entanto, antes de optar por essa técnica, é preciso ter alguns cuidados, tanto na instalação como na utilização.
Por ser pouco convencional no Brasil, é necessário contar com um profissional de confiança, capacitado para fazer o trabalho de instalação. Ainda, é preciso que esse prestador tenha as ferramentas de manuseio corretas para que não ocorra nenhum problema.
Outra questão importante é entender que as chapas de drywall suportam até 10 kg presas a elas, ou seja, acima desse valor é preciso adicionar um reforço no momento da instalação, como uma madeira, que também pode ser usada para ajudar na distribuição da carga.
Dicas para a hora da instalação
Assim como citado anteriormente, é preciso ter algumas ferramentas específicas na instalação das placas de drywall. Afinal, por ser um material diferente, se os cuidados necessários não forem tomados e se o trabalho for feito de maneira errônea, podem prejudicar o resultado, a qualidade e o rendimento do projeto.
Um exemplo disso é o parafuso para drywall. Diferente do que se pensa — de que são todos iguais —, para não acontecer nenhum problema durante a instalação das placas, os parafusos precisam ser específicos. Caso contrário, a placa não ficará bem colocada, podendo soltar ou deixar rebarbas no molde.
Aliás, com o parafuso deve ser usada a bucha para drywall, pois, se não usado o material específico, o parafuso não entrará na bucha, causando, então, problemas de atraso na execução do projeto. Para facilitar esse processo, é possível contar com a parafusadeira que auxiliará na regulagem de profundidade.
É claro que a parafusadeira deve ser específica para esse método, assim como o serrote para drywall, ideal para cortar com mais facilidade e precisão as placas de gesso.
Os tipos de drywall
Ao realizar o planejamento para realizar a construção a seco, é preciso entender e verificar o local em que a placa será inserida, visto que diferente do método tradicional, o drywall tem alguns requisitos de ambiente — aberto ou fechado, com sol ou chuva, etc.
A partir disso, existem três tipos de drywall que se diferenciam por cores, sendo elas: placa standard (ST), placa verde (RU) e placa rosa (RF). Com isso, será mais fácil identificar qual dessas categorias melhor atenderá às necessidades da construção.
Placa de drywall standard (ST)
A placa de drywall branca ou cinza costuma ser indicada para áreas secas, como salas e escritórios que necessitam de divisórias ou isolamento acústico. Sendo assim, funcionam como ótimos forros e paredes.
Placa de drywall verde (RU)
Esse tipo de placa pode ser ideal para ambientes úmidos, como cozinhas, banheiros e lavanderias. Porém, não se engane! Mesmo com resistência à umidade, o material não é à prova d'água. Portanto, não pode ser utilizado em ambientes extremamente úmidos, piscinas, por exemplo.
Outra vantagem da placa verde é o fato de contar — em sua composição química — com a presença de aditivos hidrofugantes que conservam a superfície contra a umidade e os respingos.
Placa de drywall rosa (RF)
Para áreas em que o calor e o fogo são dominantes, a placa correta a ser usada é a rosa. Em sua composição, a presença de fibra de vidro oferece resistência em climas mais quentes, sendo assim, indicadas para instalação perto de lareiras, fogões ou ambientes próximos ao fogo.
Construção a seco é na Bernal
Está precisando de uma reforma e decidiu optar pela construção a seco, mas não sabe onde encontrar os melhores produtos para isso? Na loja on-line Bernal, além das placas de drywall, você encontra tudo que precisa para reduzir ainda mais o orçamento da sua obra.