Ferramentas
Ferramentas para construção civil
Assim como outros itens, as ferramentas para construção civil também acompanharam o avanço tecnológico. Essenciais para o bom desenvolvimento de uma obra, um único serviço que antes demorava muito tempo para ser realizado, hoje é facilitado devido à automatização das ferramentas.
Apesar de vários desses utensílios terem sido atualizados, muitos prestadores de serviço ainda preferem as antigas ferramentas para construção civil, mesmo que a modernidade tenha melhorado o desempenho de seus trabalhos.
O que é talhadeira?
Quando é preciso abrir um buraco, cortar pisos, concreto, vigas ou qualquer outra estrutura que precise de força para se romper, é utilizada a talhadeira. Ferramenta manual, ela pode ser encontrada em dois tipos: para martelete ou elétrica.
Indicada para uso profissional apenas, a ferramenta tem uma ponta afiada, específica para quebrar materiais reforçados. Portanto, ao manusear essa máquina é recomendado o uso de óculos de proteção para que nenhuma peça atinja o rosto.
Além disso, após sua utilização, é preciso ter um cuidado especial e afiar a ponta da ferramenta sempre que necessário, de modo que ela não perca sua funcionalidade. Por outro lado, quem deseja um trabalho mais prático sem precisar de muitos esforços, pode utilizar o rompedor que fará a mesma função da talhadeira.
As funcionalidades de um serrote
O serrote também é uma ferramenta manual — sendo a lixadeira a versão automatizada. A função dele é, como o próprio nome já diz, serrar as coisas, tendo para cada estrutura um modelo especializado.
Essa ferramenta pode ser encontrada em, basicamente, quatro tipos: serrote comum, de ponta, de costas e meia-esquadria. Ainda, cada um deles é utilizado para um tipo de corte e uma função diferente. Por isso, antes de comprar esses itens para construção civil, é preciso saber exatamente qual a necessidade da sua obra.
Brocas e seus adaptadores
Se você já usou uma furadeira, com certeza sabe o que é uma broca. Item indispensável quando pensamos em ferramentas para construção civil, a broca tem como principal função fazer furos em qualquer superfície ou estrutura. Ainda, ela pode ser encontrada em diversos tipos e tamanhos.
Além disso, podendo facilitar ainda mais o uso da furadeira, o mandril funciona como uma espécie de adaptador para as brocas. Ele também ajuda na economia de tempo ao se procurar novas peças, já que seu diâmetro tem a espessura de uma broca padrão, mas que pode ser maldade conforme necessidade.
Presentes não somente nas furadeiras, o mandril e a broca podem ser encontrados em parafusadeiras, marteletes, retíficas, tornos mecânicos, entre outros equipamentos. Com mais de uma opção disponível, é necessário saber qual será o uso dessas peças.
Com tantas ferramentas, onde posso guardá-las?
As ferramentas para construção civil são inúmeras, sendo muitas delas peças pequenas que devem ser guardadas com muito cuidado para não se perderem durante o uso. Para isso, muitas pessoas acabam optando por utilizar uma caixa de ferramentas organizadora para acomodar seus equipamentos.
No entanto, no dia a dia das obras, os prestadores de serviço precisam de praticidade e as caixas podem acabar atrapalhando o manuseio e o transporte das ferramentas, caso precisem subir em algum lugar ou trocar rapidamente a ferramenta em uso.
Pensando nisso, atualmente muitos profissionais estão optando pela bolsa para ferramentas, mochilas ou, até mesmo, os cinturões. De fácil transporte, esse item é de extrema importância e praticidade para que quem trabalha com muitas ferramentas ao mesmo tempo tenha um apoio para guardá-las.
O uso dessas bolsas é ótimo para economizar tempo durante o trabalho e, também, para ajudar as ferramentas a não se perderem quando usadas. Afinal, o ideal é manter aquele famoso esquema de usar e guardar no lugar certo.